Pages


Repórter Jô Pinheiro

Repórter Jô Pinheiro

domingo, 26 de maio de 2013

IRAUÇUBA RECEBE AUTORIDADES DO BRASIL E DO MUNDO PARA TRATAR DO COMBATE A DESERTIFICAÇÃO



Prefeito Zé Mota e Comitiva Econormas

Representantes de Irauçuba na oficina da Econormas

 Irauçuba sediou durante os dias: 23 e 24 deste mês, a Oficina do Projeto Econormas Mercosul – Irauçuba. O encontro foi intitulado de: Reunião Técnica para Levantamento de Subsídios para o Plano de Intervenção e Projetos Associados. Atividade do Acordo de Contribuição, “Intervenções Físicas Demonstrativas de Prevenção, Mitigação e Reabilitação de Zonas de Risco de Desertificação e Seca.” O evento surgiu de um encontro do Prefeito Zé Mota no vizinho País do Uruguai em março do corrente ano, do qual fizeram parte, União Europeia, Mercosul e Brasil/Irauçuba. Estiveram presentes em nosso município os seguintes representantes: Gertjam Beekman, Coordenador de Recursos Naturais do IICA Brasil – Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, Francisco Campelo, Diretor Nacional de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Antônio Donizete, Representante do IICA no Uruguai, Daniel Sanford, Secretário Adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Dr. José Gerardo na Universidade Federal do Ceará, Fundo-clima, além de representantes da: FUNCEME, DNOCS, Conselho de Políticas Ambientais do Estado Ceará – CONPAM,  EMATERCE, O Prefeito Zé Mota, anfitrião do evento juntamente com a sua comitiva de secretários, Gilvane Mota do Instituto Cactos e Josimar Pinheiro, membro do Conselho Municipal de Combate a Desertificação.

A metodologia da oficina foi participativa, dando ênfase aos representantes locais e estudiosos do fenômeno desertificação neste município, no sentido de apontar as localidades mais vulneráveis a serem desertos no furo, tendo sido destacadas como as mais afetadas as localidades de: Cacimba Salgada, Mandacaru e São José. Posteriormente foram realizadas visitas in loco, feitas pelos técnicos e autoridades do ECONORMAS. Vale lembrar que, o Projeto em referência, destinará a quantia de 250 mil euros, o que convertido em real, dá algo em torno de 700 mil reais para serem aplicados em ações de convivência sustentável em Irauçuba, mais precisamente nas comunidades identificadas como suscetíveis a desertificação.

Irauçuba foi escolhida para sediar a referida oficina por ser o único município do Brasil a ter o seu próprio plano de combate à desertificação transformado em lei municipal, afirmou Francisco Campelo do MMA – Ministério do Meio Ambiente em entrevista a esta reportagem. Segundo o mesmo o município é referência no assunto não somente pelo fato de ser passivo a se desertificar, mas por ter políticas públicas direcionadas a tratar da convivência sustentável com o semiárido.


Por Jo Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About