Pages


Repórter Jô Pinheiro

Repórter Jô Pinheiro

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aprovada a Adutora da Barragem Missi para Irauçuba

A falta d’água na região do Missi e sede do município de Irauçuba está com os dias contados, numa calorosa audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado Ceará nesta quarta-feira, 07 de novembro o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Cesar Pinheiro confirmou a aprovação do projeto de construção a adutora da Barragem Missi para a sede de Irauçuba, passando pelo Missi e outras comunidades situadas no percurso. Capitaneada pelo Deputado Estadual Osmar Baquit a audiência pública contou com presença maciça de Irauçubenses  de todos os segmentos da sociedade local e poder público como a Câmara Municipal e Prefeitura. Dos 11 Vereadores do parlamento municipal 10 estavam presentes, ficando fora somente o Vereador Eufrásio Bastos. O Prefeito Zé Mota em seu pronunciamento agradeceu ao governo do estado por atender a sua reivindicação que consequentemente é o do povo de Irauçuba. Também se pronunciaram: o ex Prefeito Nonatinho e os Vereadores Elis Roberto e Cleia Caetano, além de presidentes de associações e a Secretária de Juventude Cultura e Desportos, Fernanda Fernandes. Na esfera estadual, além do Secretário Cesar Pinheiro, órgãos importantes do setor hídrico também participaram do encontro como: COGERH – Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, SRH - Secretaria dos Recursos Hídricos e SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Inaugurada no ano de 2011, a Barragem Missi que fica situada na Fazenda Conceição no vizinho município de Miraima a exatos 28 km de distância do distrito do Missi e a 46 km da sede do município o reservatório possui capacidade para 65 milhões de metros cúbicos de água. Em reportagem feita in loco constatamos a grandeza do açude que no ano de 2011, armazenou, 58 milhões de metros de água e só não sangrou por que no período de inverno o sangradouro ainda se encontrava em obras e as comportas tiveram de ser abertas para dar vasão a água. A Barragem Missi leva esse nome por ser abastecida pelos rios: Missi e rio lanchinha, ambos cortam a região do distrito do mesmo nome.

O Secretário Cesar Pinheiro disse a este repórter que a partir da próxima semana a obra entra em processo licitatório e terá um ano para a sua conclusão, afirmou ainda que irá acompanhar pessoalmente o desenrolar do projeto até a sua conclusão. O mesmo informou que a referida obra terá custos em torno de 27 milhões de reais.
 
Em entrevista a nossa reportagem, após a audiência pública, o Diretor de Planejamento da COGERH, Lúcio Farias disse que no momento a Barragem Missi tem aproximadamente 20 milhões de metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer Irauçuba e Missi até o final de 2015 mesmo com 24 caminhões pipas retirando água todos os dias como vem acontecendo no momento, numa parceria da Prefeitura com o Exército Brasileiro e Defesa Civil.

Por Jo Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About